17. Relatórios

Maria Jorge Loureiro

Untitled-17

Relatório 1

Relatório nº1

Relatório 2

O projeto para a minha casa abrigo é totalmente diferente do anterior dado que não era funcional.

A estrutura da casa será em canos flexíveis e o revestimento de um tecido impermeável. Do lado direito terá duas janelas quadradas feitas de tecido transparente, cada uma com meio metro de lado. Antes da casa propriamente dita haverá uma antecâmara com 2m de altura e 1 de largura. No telhado haverá diversos painéis solares para sustentar a energia da casa. Em geral a casa terá 30m2 e será “open space”.

Relatório 3

O projeto para a minha casa abrigo é totalmente diferente do anterior dado que não era funcional.

A minha casa está feita para ser colocada em qualquer local desde que seja plano.

A estrutura da casa será em canos flexíveis e o revestimento de um tecido impermeável. Do lado direito terá duas janelas quadradas feitas de tecido transparente, cada uma com meio metro de lado. Antes da casa propriamente dita haverá uma antecâmara com 2m de altura e 1 de largura. No telhado haverá um painel solar para sustentar a energia da casa. Em geral a casa terá 30m2 e será “open space”.

Esta semana desenvolvi a perspetiva da casa para ter a noção de como ficará depois de terminada.

Relatório 4

A minha casa está feita para ser colocada em qualquer local desde que se

A estrutura da casa será em canos flexíveis e o revestimento de um tecido impermeável castanho para se adaptar a qualquer situação. Terá 7m de comprimento, 3 de largura e 2m de altura. No total a casa terá 42m2 e será “open space”. Do lado esquerdo terá uma janela rectangular feita de tecido transparente. Antes da casa propriamente dita haverá uma antecâmara com 2m de altura e 1 de largura e comprimento. No telhado haverá um painel solar para sustentar a energia da casa.

Na última aula desenvolvi as 3 vistas exteriores da casa.

Relatório 5

Relatório 5


Relatório 6

A base da maquete será de platex ou diversos cartões juntos, estou a pensar fazer a estrutura da casa com paus de espetada e as paredes com tecido que endurecerei com cola branca, o telhado será apenas tecido para conseguir enrolalo desmonstrando o interior da casa. Para o interior pensei em usar caixas de fósforos mas talvez sejam demasiado grandes.


Trabalho crítico — número 1 - Ana Luísa

A Ana Luísa dos 6 relatórios que deveria entregar, só entregou 5 porém utilizou linguagem cuidada e explícita. Talvez por só ter entregado 5 relatórios não entendi certos aspectos sobre o trabalho e também não referiu nada sobre a maquete que terá de realizar nas próximas aulas.

No primeiro relatório diz que a casa é para ser montada numa floresta condicionando logo o projeto que deveria ser possível montá-lo em qualquer sítio. Refere o número de pessoas para que a casa é feita mas não a duração da sua estadia.

Em geral, gostei do projeto e acho que seria eficaz. Gostei especialmente das paredes serem possíveis de dobrar sendo uma ideia original. Acho que a ideia das chapas de ferro é pouco funcional e poderia utilizar outro sistema. Penso que a altura da casa é exagerada visto que chegavam dois metros e o andar de cima também e desnecessário visto que há espaço suficiente no andar de baixo para colocar também um quarto.

O trabalho em perspetiva poderia ter sido realizado com mais cuidado e precisão apesar de dar uma boa noção de como a casa ficaria.

Penso que num dos seus relatórios poderia ter explicado como seria a planta da casa, visto que apesar de não ser obrigatório a Ana referiu que estava a pensar nisso num dos relatórios.

A capacidade de resolver os problemas ao longo do trabalho não é muito boa visto que não referiu, por exemplo, os materiais com que a porta e as janelas seriam feitas. Também penso que o telhado deveria ser mais inclinado para o escoamento da chuva e talvez também colocaria um painel solar em cima para fornecer energia à casa.    

© José-António Moreira