15. Relatórios

Mafalda Alexandra Ferreira

Untitled-15

Relatório 1

A minha casa móvel:
Começo:
1- tem de manter 2 pessoas por 6 meses
2- ser segura pra habitação
3- ter condições básicas
4- casa móvel/fácil desmontar

Ideias iniciais:
1- num campo
2- um sitio com algumas redes, fácil acessos , com comunicação etc

3- efetuar um esboço do espaço
4- esboço de como pretendo fazer a casa móvel
5- algumas ideias sobre o material para ser utilizado..

Relatório 2

Renovação de ideias:

1-    mudei o formato da casa

2-    mudei o telhado

3-    vários esboços

4-    explicação de como se encaixa as paredes

Para começar dei inicio a alguns esboços de formatos de “casa” e telhados. Entretanto mudei a estrutura, voltei a fazer refazer o exterior e mudando com algumas ligações ao telhado.

Para terminar fiz um mini texto ao lado a explicar o que tinha feito....

Relatório 3

Esta semana estive a fazer um alçado de três vistas, e ainda fiz um desenho onde se pode ver uma ideia que tive sobre os encaixes.

Na ultima imagem é possível ver que são necessários 12 encaixes para a construção da casa, logo a esta vai ser montada a partir de encaixes e outros materiais. O meu alçado foi feito com uma escala de 2/1 e a última foi de 3/1, como está assinalado no papel.

Encontro de ideias sobre como construir a maquete e o material necessário.

Contudo posso concluir que esta semana o trabalho ficou relativamente acabado, faltado agora pintar o trabalho e alterar algumas linhas.

Relatório 4

Esta semana foi dada a conclusão ao trabalho anteriormente iniciado.


Trabalho crítico — número 19 - Marisa Gonçalves

O trabalho, que eu vou realizar sobre uma critica de uma casa desmontável, vai ser da aluna Marisa Sofia Gonçalves nº19 do 9ºA. Pelas informações que nos são dadas nos relatórios que vi, julgo que o trabalho realizado parece ser bastante interessante...

O que me cativou a falar deste trabalho foi o formato apresentado da casa (a sua estrutura, as cores aplicadas...), achei bastante interessante a maneira como a casa foi desenvolvida. A apresentação encurvada da casa chamou-me muito a minha atenção, talvez por não ser muito vulgar haver casas assim. Mas também gostei deste por ser diferente dos outros em que a maioria dos projetos efectuados pelas outras pessoas da turma são paralelepípedos, e ainda também pelo facto desta casa ter o aspecto de uma roulotte o que é completamente diferente do que estamos habituados.

Pelo que vi e li nos 6 relatórios à cerca da casa por fora irá ser feita de madeira e por dentro cortiça, uma ideia que acho fantástica porque acho que a cortiça é um material invulgar para algumas pessoas e se o podermos usar com uma boa aplicação é óptimo... Em relação à parte de fora ser de madeira acho boa ideia, mas também se poderia arranjar outras opções tais como:

-       cartão prensado

-       balsa

-       ....

O mais importante para este trabalho é que seja uma casa desmontável e de para 2 pessoas passarem 6 meses lá, com as condições necessárias (higiene, alimentação, espaço para poderem descansar, poderem trabalhar e até poderem conviver, além que a casa servirá para eles ficarem alojados enquanto fazem um trabalho com o objetivo de quando quiserem sair daquele lugar poderem desmontar tudo e transportar para outro sitio).

Eu acho que os materiais utilizados pela aluna, são bons porque como já disse a cortiça é um material pouco utilizado pelas pessoas, além que ultimamente já se vê a fabricarem materiais com cortiça( malas, sapatos...), mas também não me posso esquecer de dizer que a cortiça também serve para isolar e é leve. É um material que tem origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros.

Apenas acho que esta casa não tenha de ser propriamente para o gelo, acho que uma casa pode estar em qualquer tipo de ambiente, tirando que é sempre necessário efetuar algumas alterações para cada espaço ambiental.

Acho interessante a parte dos encaixes, é pena não haver muita informação sobre estes, a explicar como são aplicados, desmontados... Mas acho que é uma boa ideia se os encaixes forem aplicados nos lados das paredes, mas como é uma casa meia redonda, talvez não os seja possível aplicar da forma anteriormente referida...

Contudo posso dar este trabalho como concluído, dado que já falei sobre a minha opinião a cerca deste projeto e julgo que é um projeto com sentido que poderá vir a ser realizado com grande êxito...

© José-António Moreira