14. Relatórios

José Pedro Cozinheiro

Untitled-14

Relatório 1

Durante esta primeira semana de trabalho, pensei nos seguintes tópicos:

-Formato da casa.

-Materiais a utilizar.

-Número de compartimentos.

-Tipo de solo onde a casa vai ser montada

E cheguei a algumas conclusões:

- Como formato da casa, tenho 3 formatos em mente. Que são a forma de uma casa normal, algo haver com uma tenda ou até do gênero de um contentor.

- Como materiais ainda não tirei muitas conclusões mas para as paredes tem de ser algo leve mas resistente como madeira prensada, depois como isoladores térmicos para a casa não ficar muito fria algo como cortiça, lã de rocha ou alumínio.

- Em termos de espaço deverá ter 3 compartimentos. Terá uma casa-de-banho com chuveiro,sanita,etc... (tudo o que é necessário para uma boa higiene pessoal). Também irá ter uma cozinha com materiais para se puder fazer refeições e também duas cadeiras e uma mesa de jantar. E por fim um quarto/sala de trabalho que vai ser o maior compartimento da casa com uma ou duas secretárias e também uma cama de casal visto que a casa é desenvolvida para um casal.

- O tipo de solo onde se irá montar esta casa é por exemplo numa clareira numa floresta ou então numa zona de campo com poucas árvores mas é num local onde não costume cair neve e onde não há areia.

Na próxima semana talvez comece a pensar em tópicos como a iluminação.

Relatório 2

Durante esta semana surgiu-me a ideia de criar uma espécie de casa no formato de uma molécula triatómica ou de três maçãs todas juntas.
O chão será plano para se conseguir andar, mas as paredes serão inclinadas para formar uma espécie de semiesfera no tecto.
Todas estas paredes inclinadas deverão ser feito com um tecido da espécie das tendas,em termos de portas por dentro deve ser algo feito por fechos.
E durante esta semana o que estive a fazer foi tentar representar esta ideia no papel, com três vistas.
E para tentar mostrar mais ou menos a minha ideia mando estas duas imagens:

Bolhas-Ozonio-O3-263x300
tres macas adesivos quadrados-rd9e14f7b63694d9798228cb7baebbd4c v9wf3 8byvr 324


Relatório 3

Durante esta semana o trabalho baseou-se em poucos assuntos:

-O primeiro, foi passar a minha ideia das palavras para o papel de forma a que o professor consiga também ter uma ideia daquilo que eu tento passar por texto só que desta vez com desenho(em que coloquei uma vista frontal e uma lateral).

-E em segundo, uma vez que era preciso colorir esta representação para o professor ver, também tive de pensar nas cores da parte exterior da casa, e a minha ideia é utilizar cores mais modernas, uma vez que o formato da minha casa também é muito pouco utilizado.


Relatório 4

Durante esta semana não fiz muita coisa nova.

Segunda feira continuei com o trabalho que teve a data de entrega adiada e então continuei a pensar nas cores a utilizar, a melhorar uma linha ou outra... Resumidamente, a trabalhar no projeto.

E hoje, sexta feira, foi talvez a aula do ano em que menos rendi porque a única coisa que fiz foi organizar a minha folha para colocar as vistas e fazer um círculo na vista principal e por isso em resumo esta aula teve muito pouco trabalho da minha parte.


Relatório 5

Nesta semana comecei a representar as várias vistas da minha casa, o que serve um pouco para tentar visualizar a forma que a minha casa vai ter à vista de mim e das outras pessoas.

Os dois problemas a resolver nas próximas semanas que comecei a pensar durante estes dias são:

-As dimensões da casa, problema ainda por resolver, uma vez que ainda não pensei muito apesar de já ter começado um trabalho que exige a escala.

-E também os materias a utilizar, na maquete, dado que já se aproxima a data em que vamos começar a representar a nossa casa de 2D para 3D.


Relatório 6

Durante esta semana não pensei muito naqueles dois problemas que são importantes para a construção da maquete, que são:

-As medidas da casa.

-E os materias que vou utilizar que têm de dar para fazer uma forma curva e não plana como numa casa normal.

E comecei a pensar no como ligar a casa entre compartimentos, no interior talvez vá colocar uma porta dentro e na parte exterior ainda não resolvi o problema.


Trabalho crítico — número 3 - Daniela Resende

A minha crítica acerca deste trabalho é positiva. Gostava de falar nesta apreciação do projeto sobre vários tópicos:

-Montagem

-Transporte

-Iluminação

-Cores

Acerca da montagem é a parte que eu mais gostei de ver nesta casa dado que está muito bem pensada, explicada e projetada no desenho, o que me permitiu uma fácil compreensão. Acho uma ideia muito boa ter aqueles 2 anexos dentro da casa que depois se abrem e dão uma maior dimensão para as pessoas que lá vivem se puderem movimentar. Assim como também gostei da ideia dos pilares que é uma ideia muito boa mas pouco utilizada nos projetos de uma casa. E ao falar acerca da montagem consigo interligar o transporte dado que ao ter esta montagem toda, a casa acaba por ter medidas de muito fácil deslocação, que como a minha colega disse são 4 metros de comprimento, 2 metros de largura e mais 2 de altura, o que são medidas que num camião são razoavelmente médias para este transportar.

Acerca da iluminação acho que está também bem idealizada com aquelas 2 janelas voltadas para a frente, as 2 de trás e mais 1 de cada lado da casa. Acho que assim se proporciona que não se gaste muita luz elétrica o que é bom para o ambiente e para a despesa gasta nos 6 meses que as pessoas vão estar lá a viver.

E por último acho que as cores são cores vistas em muitas casas do dia-a-dia de uma pessoa, mas gostei muito deste projeto exatamente pelos tópicos que falei e não sei se o professor vai pôr as plantas na internet mas gostava porque queria ver como esta casa vai ser no seu interior.

© José-António Moreira