11. Relatórios

Joana Campos

Untitled-11

Relatório 1

O projeto ainda está em desenvolvimento, por isso ainda pode sofrer algumas alterações.

Esta casa será construída para 2 pessoas morarem numa floresta durante 6 meses e para que depois a possam desmontar e mudarem de local. Esta casa terá 4 divisões, uma sala com ligação para a cozinha, uma casa de banho e um quarto.

Na sala também será o seu espaço de trabalho, ou seja, para além da área de descanso terão a área de trabalho. A cozinha vai ser uma kitchenette, pelo que não terá nenhuma parede a dividir com a sala, assim sendo a mesa de jantar será numa espécie de balcão entre a cozinha e a sala. A única entrada para a casa de banho é pelo quarto. O quarto terá 2 camas separadas porque não se sabe se as 2 pessoas são um casal.

As paredes vão ser de madeira e terão 5 encaixes de cada lado. Nas esquinas serão colocadas uns encaixes de metal que serão aparafusados.

Esta casa terá 3 janelas pequenas com 0,5m de vidro e 0,10m de caixilhos em cada lado, estas janelas serão colocadas em três divisões, uma na cozinha, outra na casa de banho e a outra no quarto. As janelas maiores têm 1,5m de vidro e 0,10m de caixilhos em cada lado e uma será colocada na cozinha, outra no quarto e três na sala.

Tamanho da casa:

Largura: 6m

Comprimento: 8m

Altura: 2,5m

Área: 48m2

Relatório 2

1
2

Relatório 3

Memória descritiva nº3


Relatório 4

1
2

Relatório 5

Memória descritiva nº5


Trabalho crítico — número 14 - José Pedro Cozinheiro

Eu acho que a ideia de fazer uma casa como se fosse uma molécula triatómica pode resultar e poderá dar origem a uma bela casa em que as pessoas vivam lá com o objetivo de trabalhar durante um determinado período de tempo, mas que depois seja fácil de desmontar e mudá-la para outro lugar.

Este projeto tem alguns aspetos positivos, mas também tem aspetos negativos.

Aspetos positivos:

Com os relatórios do José eu não consigo perceber bem como é que as várias divisões da casa estão divididas, mas penso que é como as portas das tendas, ou seja, com portas de tecido fechadas por fechos e penso que é uma boa ligação dos «átomos« que constituem a «molécula».

Apesar de eu não saber como é que a casa se desmonta penso que o facto de ser feita de tecido é ótimo para a casa. Também acho que é bom ter portas de tecido porque são fechados com fecho e por isso podes ser bom para a desmontagem e porque se torna mais fácil utilizar este tipo de portas se as paredes forem feitas de tecido (no relatório não é referido o processo de desmontagem da casa).

Aspetos negativos:

Se as pessoas se instalarem na casa durante o período de Inverno provavelmente o tecido que é utilizado nas tendas não será suficiente para aquecer a casa. Eu penso que mesmo que a casa tenha aquecedores, o calor destes nunca será suficiente.

Neste projeto a casa é plana no chão para as pessoas se poderem movimentar, mas as paredes formam um semicírculo e, por isso mesmo, eu questiono-me como é que a casa será e ficará desmontada já que a casa tem um chão plano que eu penso que não se desmonta.

© José-António Moreira