10. Relatórios


Inês Pereira

Untitled-10

Relatório 1

No projecto da casa desmontável, a casa é composta por placas de madeira nas paredes. Contém um bloco de sustentação para se poder colocar em qualquer tipo de terreno. O telhado é plano e feito de metal, por cima deste estão um aparelho de retenção de agua da chuva como também um painel solar, podendo assim a casa ser de auto consumo.

O interior não contém divisórias, excepto a casa de banho, sendo assim mais fácil e rápido de montar e desmontar. 

Relatório 2

O ultimo projecto não era muito funcional pelo que juntei as paredes e pensei numa maneira de dar para encaixarem umas nas outras para que no fim fique um quadrado móvel com o telhado em triângulo por cima.

Com comprimento de 16 metros e altura de 4. Continua a levar os painéis e a plataforma de retenção de agua da chuva, para facilitar o uso de energia. O bloco de sustençao para ser melhor fixar a casa ao chão.

Continua a ser feita de madeira e metal.

Relatório 3

Depois de verificar que os últimos projectos nao eram bem o que era necessário para a casa desmontável, decidi fazer um paralelepípedo de 16 metros de comprimento e 6 metros de altura, em que nos 6 m do meio são de tecido impermeável com a porta delineada com um fecho para abrir e fechar.

Os outros 3 metros de cada lado seram feitos de madeira. Para desmontar é só encaixar as partes de madeira uma na outra, formando assim uma placa de madeira de 3 metros por 6 metros facilmente transportável.


Trabalho crítico — número 19 - Marisa Gonçalves

É um projecto bem concebido, dentro das medidas pedidas para o máximo de duas pessoas num curto espaço de tempo. No relatório está escrito que a casa será desmontável em 5 partes, para fácil transportação, e ainda, que terá apenas 5 divisões pelo que acho que será mais fácil de montar. Embora ache que o aspecto exterior esteja demasiado confuso e elaborado. Nota-se que ainda faltam alguns pormenores, mas acho que no fim está bem realizado. Falta saber os materiais e fontes de energia usados na construção desta casa abrigo.

É um projeto bem concebido, dentro das medidas pedidas para o máximo de duas pessoas num curto espaço de tempo. No relatório está escrito que a casa será desmontável em 5 partes, para fácil transportação e ainda, que terá apenas 5 divisões pelo que acho que será mais fácil de montar, ou então que a casa será feita de painéis que se entreligam e formam assim as paredes da casa, eu acho que a ideia dos painéis favorece mais a casa abrigo, mas no fim tem que se ver como tudo pode ser interligado em função de tornar mais fácil a construção e desconstrução da mesma. Acho que o trabalho realizado nos relatórios e demostrado nos esboços pode ser utilizado em mais tipos de terreno do que os apresentados, pelo que realço que deve ser revisto também as opções de locais possíveis para a sua construção, acho também que o aspeto exterior demasiado confuso e elaborado, mas acho que retirando alguns pormenores feitos pode dinamizar e economizar o esboço da casa, isto tudo, na minha opinião pode ser emendado. As medidas escolhidas estão razoáveis e são suficientes para a acomodação de duas pessoas num local por pouco tempo. Não está escrito nada sobre a iluminação e entrada de luz, fala apenas em duas janelas e uma porta. Gostava de saber como é que a casa se aguenta e quais são os materiais usados para a sua sustentação. Nota-se que ainda faltam alguns pormenores, mas acho que no fim está bem realizado. Falta saber os materiais e fontes de energia usados na construção desta casa abrigo. 

© José-António Moreira