07. Relatórios

Francisca Maria Silva

Untitled-7

Relatório 1

Relatório 1 - 9A nº 7

Relatório 2

Relatório nº 2


Relatório 3

Relatório nº 3


Relatório 4

Relatório nº 4


Relatório 5

Relatório nº 5


Relatório 6

Relatório nº 6


Trabalho crítico — número 1 - Ana Luísa

Achei a forma como ela decidiu tornar a casa desmontável, graças aos ganchos nas paredes, simples e eficaz. No entanto, penso que seja um pouco incómodo ter de carregar as paredes e os ganchos todos, já que os utilizadores da casa já têm de se preocupar bastante com a deslocação do mobiliário.

Penso que a casa é maior do que é necessário. Na minha opinião, o segundo andar é completamente desnecessário e só acrescenta mais trabalho no montar e desmontar da casa, já que, para além de ter de ser colocada em cima de outra estrutura e possuir mais quatro paredes para montar, também acrescenta uma escada que precisa de ser montada de modo a ser tão segura quanto possível, e evitar quaisquer quedas provocadas pela má colocação da mesma. As camas e restantes mobílias podiam ter sido colocadas no andar principal, junto com as outras divisões, e assim rentabilizar os 36 metros quadrados que possui.

Apesar de não ser um grande problema, no primeiro relatório, foi referido que a casa iria ser colocada na floresta, o que condiciona um pouco os locais onde a casa pode ser colocada, visto que a expedição podia ter como destino uma montanha ou um deserto, por exemplo.

No que toca aos materiais da casa, penso que são os mais adequados, embora me pergunte se tais materiais incluem a porta, o chão e o teto, ou apenas as paredes e as janelas.

Penso que o telhado não é o mais adequado para permitir o escoamento da chuva, e que poderia ter uma certa inclinação para resolver este problema.

Não percebi como será montado o chão e o teto, pois não há qualquer referência à portabilidade dos mesmos, e tento em conta as medidas da casa, teria como resultado blocos enormes e de difícil transporte.

Dos seis relatórios, a Ana entregou cinco, e por isso eu não sei se, na última semana de trabalho, algum aspeto do projeto foi mudado ou não. Achei os relatórios bem escritos e explícitos, tirando na situação acima referida (a montagem do chão e do teto e os materiais dos mesmos). Apesar de serem relativamente pequenos, penso terem informação suficiente para uma ideia clara do projeto. No entanto, não foi referido nada sobre a maquete.

© José-António Moreira